Para entender o que é a disbiose cutânea canina é preciso conhecer antes o significado de disbiose. Trata-se do oposto de simbiose, que quer dizer conviver em harmonia. Desse modo, a disbiose consiste em uma desarmonia.
Isto é, um desequilíbrio na pele dos cães que tem como origem as bactérias hostis, que favorece o aumento de populações de microrganismos, como bactérias e fungos, causadores de doenças. Desse modo, a capacidade da pele dos pets de se proteger é reduzida.
Então, para saber mais sobre a disbiose cutânea canina, continue lendo este artigo. E nos tópicos a seguir, saiba como reverter e prevenir a condição.
O que é a disbiose cutânea canina
Como tratar e prevenir a condição
O que é a disbiose cutânea canina
A disbiose cutânea canina se dá por diferentes motivos. Entre eles, o uso de remédios e produtos inadequados para o animal, assim como as condições ambientais, a exemplo da umidade e da temperatura.
Outras causas são: alterações de pH, anatomia, genética, idade e imunidade do pet.
Além disso, a condição pode se tornar uma porta de entrada para quadros mais graves, como as dermatites, infecções e irritações.
Vale dizer que a pele é o órgão que mais se expõe. Por isso, é importante que esteja saudável para garantir a sua função de barreira contra a entrada de agentes nocivos. Os responsáveis por essa proteção são as comunidades microbianas que habitam toda a pele.
Quando elas estão em equilíbrio, apenas trazem benefícios para os pets. Assim, combatem os microrganismos patogênicos e promovem a manutenção do sistema imune. Mas do contrário, a disbiose cutânea canina pode se originar e dar espaço para o desenvolvimento de agentes patogênicos.
Como tratar e prevenir a condição
A disbiose cutânea canina pode ser tratada por meio da combinação de terapias tópicas que buscam repor a proteção da pele do animal. Assim como o uso de remédios para evitar a alergia ou a inflamação que iniciou.
Dessensibilização com imunoterapia, cuidados na alimentação e controle das infecções secundárias são outras formas de tratar.
A terapêutica multimodal abrange cuidados com a alimentação, tratamento de doenças de pele como alergias e infecções, além do uso racional de antibióticos sistêmicos e shampoos antissépticos.
A boa notícia é que novas tecnologias que adicionam ativos probióticos em formulações dermocosméticas se mostram eficientes e capazes de preservar o microbioma cutâneo saudável, fortalecendo a imunidade da pele.
Além disso, a Família SKB-on Complex oferece soluções inovadoras com ativos pro e prebióticos para a pele dos pets, que ajudam a prevenir a disbiose cutânea canina.
O SKB-On Complex Mousse remove os resíduos da pele sensível do pet sem banho. Assim, preserva e ativa a microbiota benéfica, pois recebe em sua fórmula o Biome System, uma nova geração de ativos bióticos que reinicializam o microbioma saudável da pele.
E o SKB-On Complex Spray também possui ativos bióticos e promove o efeito Skin Reboot, que favorece a reinicialização dos microrganismos benéficos da pele, controlando a disbiose. Além disso, é fácil de aplicar, hidrata e restaura a barreira epidérmica.
Comentar