Tudo o que você precisa saber sobre a limpeza de ouvido de cães e gatos

outubro 6, 2022 por na categoria Blog com 0 e 0

 

É importante que os tutores saibam como fazer a limpeza de ouvido de cães e gatos. Afinal, assim como qualquer outra parte do corpo, ouvidos e orelhas precisam ser higienizados para preservar a saúde dos animais.

Mas antes, uma explicação. A orelha é dividida em três partes:

  • Ouvido externo, a parte que como o próprio nome diz, é a parte externa. Ele é responsável por captar as ondas sonoras.
  • Ouvido médio, onde fica o tímpano, que vai receber as ondas sonoras captadas pelo ouvido externo.
  • Ouvido interno, onde fica a cóclea, o órgão responsável pela audição. Também no ouvido interno fica o sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio dos animais.

 

Ou seja, manter a limpeza de ouvido de cães e gatos é essencial para uma audição perfeita.

 

O que você deve observar ao limpar os ouvidos dos pets

No ouvido externo é importante que os tutores procurem por feridas e secreções. Elas podem ser causadas por arranhões das unhas do pet, picadas de insetos, alergias e outros fatores.

Caso o animal sinta algum incômodo ao toque em seus ouvidos, mesmo que pela parte externa, ele pode estar com algum tipo de inflamação na região, que é conhecida como otite. As inflamações podem ter várias origens, como água do banho que entra no canal auditivo, ou fungos e bactérias causadas por umidade, principalmente em raças de orelhas longas, como o Cocker Spaniel.

Procure sentir se há mau cheiro nos ouvidos dos animais. Assim como produção de cera com coloração diferente. Isso pode indicar inflamações causadas por microrganismos.

Em qualquer um desses casos, a primeira atitude a ser tomada é levar o pet ao médico veterinário. Ele vai detectar as causas e indicar o melhor tratamento.

Mesmo pequenas feridas no ouvido podem se tornar uma condição de risco para os animais.

 

Como fazer a limpeza de ouvido de cães e gatos

  1. Separe os materiais necessários, como algodão e a solução de limpeza auricular, que deve ser própria para animais. Nunca use soluções de humanos.
  2. Posicione o animal de forma que ele fique confortável. Pode ser preciso acalma-lo, o que pode ser feito oferecendo carinho e petiscos.
  3. Embeba um chumaço de algodão com a solução e, com os dedos, passe o algodão em todas as partes da orelha externa.
  4. Se um médico veterinário tiver indicado o uso de removedores de cerúmen, utilize conforme a prescrição.
  5. Na hora do banho, coloque um chumaço de algodão em cada ouvido do animal, para evitar a entrada de água.
  6. Importante: evite o uso de hastes flexíveis, pois elas podem machucar o ouvido, principalmente se o animal se mexer.

 

Quais soluções utilizar

Agora que você já sabe sobre a importância e como fazer a limpeza de ouvido de cães e gatos, conheça três produtos otológicos da Soft Care.

 

K-Treat Oto Micelar

Ideal para a pele sensível, o Complexo Micelar remove as sujidades e o cerúmen sem agredir.

Sua composição contém Fitoesfingosina (para reconstrução da pele), Aloe vera (que oferece conforto), Mentha piperita (para alívio e refrescância), Proteína de Baobá e Pantenol (que hidratam a pele).

Saiba mais sobre o K-Treat Oto Micelar

 

Propcalm Otológico

Solução auricular ideal para a remoção do excesso de cerúmen, higienização e proteção da pele e neutralização de odores indesejados.

Enriquecido com Própolis que promove uma proteção natural e eficaz contra agentes externos para os ouvidos.

Mais informações sobre o Propcalm Otológico

 

Oto Clean Up

Esta solução proporciona uma limpeza auricular completa. Remove o excesso de cerúmen, sujidades e também neutraliza odores.

Enriquecido com Pantenol (hidrata e contribui com a manutenção da integridade da pele), Camomila (que confere alívio) e Menta (que refresca).

Veja mais informações sobre o Oto Clean Up

 

Veterinários podem saber mais sobre os produtos otológicos da Soft Care através do SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário: https://softcareps.com.br/contato

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação