Quando chega o verão, e junto com ele as férias, as praias são um dos destinos mais desejados. E quem tem um pet, principalmente cães, quer levá-lo à praia, para curtirem juntos. Ou mesmo pode acontecer de não ter com quem deixar o pet, e assim é preciso levá-lo junto.
Porém, algumas pessoas não gostam de ver pets na praia. E isso pode inclusive causar confusões e discussões.
Mas vamos avaliar a situação, se um cachorro na praia é permitido. Para isso, precisamos antes entender o que diz a lei.
O que diz a lei
Primeiro, os estados ou municípios é que determinam a entrada ou proibição de pets nas praias. Não existe uma lei federal que permita ou proíba.
Por exemplo, o prefeito de Santos, cidade litorânea de São Paulo, sancionou uma lei em 2022, que permite a circulação de cães nas praias, desde que respeitados os regulamentos, que dizem respeito aos locais e horários à circulação.
A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, foi a primeira a ter uma lei que permite a circulação de cães nas praias. Essa lei foi sancionada em 2018.
Depois, outras cidades também aderiram, como a do Rio de Janeiro.
Quais cidade aceitam pets na praia?
Até o presente momento, dezembro de 2022, temos listadas as seguintes cidades e/ou praias que admitem a entrada de cães:
Praia de Santos, SP
Praia de Caraguatatuba, SP
Todas as praias do Rio de Janeiro
Todas as praias da cidade de Natal, RN
Porém, o ideal é se informar antes de levar seu cachorro à praia. Mesmo que seja em outros estados e cidades, pode haver permissão. Além disso, procure saber também as regras para a permanência do cachorro nas praias, já que essas regras podem mudar de cidade para cidade.
Cuidados com o cão nas praias
Veja agora alguns dos cuidados necessários com os cães:
Além disso, uma das principais causas de discussão a respeito de cães nas praias é sobre o fato deles fazerem xixi e cocô, o que pode contaminar a água e a areia.
Mas isso não precisa, necessariamente, ser um motivo para impedir os cachorros de frequentarem uma praia. Neste caso, cabe aos tutores terem as atitudes corretas.
Um exemplo é levar sacolas plásticas para recolher as fezes. Inclusive, alguns tutores fazem questão de cobrir a urina com areia, o que é uma atitude muito positiva.
As fezes, além do odor, podem causar doenças nos humanos, como o famoso bicho geográfico. Esta é uma larva cujo nome é Larva Migrans Cutânea, e que habita o intestino de cães e gatos contaminados.
Por isso, mantenha seu pet sempre vacinado e vermifugado, para a saúde dele e das pessoas.
Outro motivo de discussão é sobre o comportamento dos cães, já que alguns podem ser agressivos, ou se tornarem agressivos pode medo. Assim, a dica é levar seu cão na praia se ele for sociável. Caso contrário, um bom adestrador pode ajudar.
E para finalizar, após a ida à praia nós nos higienizamos, certo? O mesmo deve ser feito com os pets. Para isso, conte com a Linha Dermato da Soft Care!
Comentar