Cachorro na praia: pode ou não pode?

dezembro 29, 2022 por na categoria Blog com 0 e 0

 

Esse é um assunto muito polêmico, concorda?

Quando chega o verão, e junto com ele as férias, as praias são um dos destinos mais desejados. E quem tem um pet, principalmente cães, quer levá-lo à praia, para curtirem juntos. Ou mesmo pode acontecer de não ter com quem deixar o pet, e assim é preciso levá-lo junto.

Porém, algumas pessoas não gostam de ver pets na praia. E isso pode inclusive causar confusões e discussões.

Mas vamos avaliar a situação, se um cachorro na praia é permitido. Para isso, precisamos antes entender o que diz a lei.

 

O que diz a lei

Primeiro, os estados ou municípios é que determinam a entrada ou proibição de pets nas praias. Não existe uma lei federal que permita ou proíba.

Por exemplo, o prefeito de Santos, cidade litorânea de São Paulo, sancionou uma lei em 2022, que permite a circulação de cães nas praias, desde que respeitados os regulamentos, que dizem respeito aos locais e horários à circulação.

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, foi a primeira a ter uma lei que permite a circulação de cães nas praias. Essa lei foi sancionada em 2018.

Depois, outras cidades também aderiram, como a do Rio de Janeiro.

 

Quais cidade aceitam pets na praia?

Até o presente momento, dezembro de 2022, temos listadas as seguintes cidades e/ou praias que admitem a entrada de cães:

Praia de Santos, SP

Praia de Caraguatatuba, SP

Todas as praias do Rio de Janeiro

Todas as praias da cidade de Natal, RN

 

Porém, o ideal é se informar antes de levar seu cachorro à praia. Mesmo que seja em outros estados e cidades, pode haver permissão. Além disso, procure saber também as regras para a permanência do cachorro nas praias, já que essas regras podem mudar de cidade para cidade.

 

Cuidados com o cão nas praias

Veja agora alguns dos cuidados necessários com os cães:

 

Além disso, uma das principais causas de discussão a respeito de cães nas praias é sobre o fato deles fazerem xixi e cocô, o que pode contaminar a água e a areia.

Mas isso não precisa, necessariamente, ser um motivo para impedir os cachorros de frequentarem uma praia. Neste caso, cabe aos tutores terem as atitudes corretas.

Um exemplo é levar sacolas plásticas para recolher as fezes. Inclusive, alguns tutores fazem questão de cobrir a urina com areia, o que é uma atitude muito positiva.

As fezes, além do odor, podem causar doenças nos humanos, como o famoso bicho geográfico. Esta é uma larva cujo nome é Larva Migrans Cutânea, e que habita o intestino de cães e gatos contaminados.

Por isso, mantenha seu pet sempre vacinado e vermifugado, para a saúde dele e das pessoas.

Outro motivo de discussão é sobre o comportamento dos cães, já que alguns podem ser agressivos, ou se tornarem agressivos pode medo. Assim, a dica é levar seu cão na praia se ele for sociável. Caso contrário, um bom adestrador pode ajudar.

 

E para finalizar, após a ida à praia nós nos higienizamos, certo? O mesmo deve ser feito com os pets. Para isso, conte com a Linha Dermato da Soft Care!

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação