Fique atento: bafo em cachorro e gato é o primeiro sinal de doença periodontal

abril 5, 2023 por na categoria Blog com 0 e 0

Mau hálito em cães e gatos indica que a saúde bucal do pet pode estar em risco. E o melhor remédio para eliminar bafo de cachorro e gato é a prevenção de suas principais causas, que são o acúmulo de tártaro e a doença periodontal.

Qual a origem da doença periodontal em cães e gatos?

A doença periodontal acomete mais de 70% dos pets e se inicia com o acúmulo de resíduos de alimentos sobre a superfície dental. Se não removidos entre 24 e 48 horas, forma-se a placa bacteriana, que libera compostos de enxofre causadores do “bafo de cão”.

A placa bacteriana acumulada sofre mineralização e transforma-se em tártaro, denominado cálculo dentário. Nesse processo também é comum ocorrer gengivite, caracterizada pela inflamação das gengivas.

Se não tratada, a doença periodontal pode progredir e causar até a perda dos dentes. Além disso, há o risco das bactérias patogênicas atingirem a circulação sanguínea e causarem infecção em órgãos vitais como coração, rins e fígado.

Qual o tratamento para a doença periodontal em cães e gatos?

A boa notícia é que o mau hálito e a doença periodontal em cães e gatos podem ser prevenidos com uma rotina de cuidados.

Seguindo essas três dicas simples, você poderá gastar menos tempo e dinheiro para cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação.

1. Escovação dental: escovar os dentes do cão ou gato uma vez ao dia é o método mais eficaz, capaz de remover até 96% da placa bacteriana. Utilize pasta de dente sem flúor, formulada especialmente para cães e gatos, com uma escova de cerdas macias e de tamanho compatível com a boca do animal.

2. Consultas odontológicas: o acompanhamento veterinário periódico, no mínimo uma vez ao ano, é muito importante para examinar a cavidade oral e, se necessário, realizar procedimentos de limpeza e remoção de tártaro.

3. Complemento com produtos auxiliares: produtos de higiene oral para diluir na água de beber, ou borrifar diretamente na boca, são soluções práticas que poupam tempo e ajudam no combate ao mau hálito de cães e gatos.

Com quantos meses pode começar a escovar os dentes do cachorro ou gato?

Para uma maior eficiência, o ideal é escovar os dentes do pet e utilizar soluções bucais complementares, já nos primeiros meses de vida.

Quanto antes começar melhor, pois os filhotes se adaptam mais fácil às novidades.

Animais de pequeno porte e raças braquicefálicas necessitam de mais atenção, pois o menor espaço entre os dentes facilita o acúmulo da placa bacteriana.

Cuidados bucais especiais para pets idosos também são essenciais para evitar a progressão da doença periodontal, já que animais de idade avançada apresentam dentes e gengivas sensíveis e são mais predispostos ao acúmulo de tártaro.

Conheça os produtos da Linha Odonto Soft Care, que foram especialmente desenvolvidos para ajudar na prevenção de problemas bucais de cães e gatos, em todas as fases da vida.

Veterinários podem conhecer mais sobre os produtos da Linha Odonto da Soft Care através do SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação