Dermatite em cachorro: dicas importantes de prevenção e tratamento

março 10, 2022 by in category Blog with 0 and 0

 

Saiba tudo sobre dermatite em cachorro e ajude seu pet a ter saúde e bem-estar.

A dermatite em cachorro pode causar muito desconforto para o seu melhor amigo, devido ao coça-coça constante. Por isso, é essencial buscar ajuda profissional assim que aparecerem os primeiros sintomas.

E para saber quais são eles e obter demais informações a respeito desse problema, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, descubra tudo sobre as dermatites em cachorros, bem como dicas importantes de prevenção e tratamento.

  • O que é dermatite em cachorro
  • Cuidados com a prevenção e tratamento

 

O que é dermatite em cachorro?

A dermatite canina é uma inflamação que se desenvolve na pele do animal, sendo que pode apresentar vermelhidão, descamação e até mesmo feridas pequenas, que podem ou não conter pus. Além disso, é um problema que acomete algumas raças com mais frequência.

Em geral, a causa está associada ao desequilíbrio da presença de bactérias e fungos na pele do cão. Distúrbios hormonais também podem desencadear a inflamação, embora seja menos frequente. As alergias são outras causas.

Entre elas, a alergia alimentar, a dermatite alérgica por picada de pulga e a atopia. Essa última está relacionada a fatores genéticos, bem como a substâncias presentes no ambiente.

De todo o modo, é preciso estar atento aos sintomas, já que eles podem indicar que a dermatite em cachorro está em um estágio mais avançado, exigindo cuidados urgentes.

Além dos já citados, outros sinais são coceira e a queda dos pelos, que pode levar a falhas em locais específicos ou em todo o pet. O usual é que no início da dermatite em cachorro haja coceira e descamação, sendo que as feridas mostram um estágio evoluído da inflamação.

 

Cuidados com a prevenção e tratamento

Embora seja bastante comum, a boa notícia é que existem cuidados para que o seu melhor amigo não desenvolva a dermatite. Entre eles, é importante manter em dia o uso de antipulgas e outros parasitas, assim como higienizar bem os acessórios do pet e contar com a casa sempre limpa.

É necessário ainda usar exclusivamente produtos para cães ao dar banho neles. E depois é fundamental secar muito bem os seus pelos e a sua pele. Esse cuidado ajuda bastante, prevenindo que os fungos se proliferem.

E claro, a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada auxiliam no aumento da imunidade do cachorro. Por consequência, é mais fácil evitar a dermatite canina e outras doenças. Mas quando os sintomas aparecerem, não demore a levar o seu cão no veterinário.

A dermatite em cachorro é diagnosticada pelo profissional após obter informações a respeito da sua rotina e dos seus hábitos. Também são realizados exames específicos. E ao ter certeza do quadro, o tratamento é iniciado.

O mais comum é que consista em banhos com um shampoo que trata a dermatite e que deve ser receitado unicamente pelo veterinário. Mas podem haver cuidados extras de acordo com a gravidade e com a causa do problema, a fim de tratar a sua origem.

No caso da alergia alimentar provocar a dermatite, por exemplo, a indicação é que o pet consuma uma ração hipoalergênica.

 

Conheça os produtos da Linha Dermato da Soft Care, que previnem e ajudam a cuidar da dermatite canina.

 

Os médicos veterinários que querem oferecer os melhores produtos dermatológicos para seus pacientes, podem entrar em contato com a Soft Care através dos canais abaixo.

0800 77 22 702

petsociety@petsociety.com.br

11 95630-9473

SAV (Serviço de Atendimento ao Veterinário)

Add comment

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação