Dicas úteis na prevenção da mancha da lágrima em pets

setembro 8, 2022 por na categoria Tutor com 0 e 1

 

Em algumas raças de cães, é bem comum que apareçam manchas escuras embaixo dos seus olhos. Trata-se da mancha da lágrima que, embora não seja um problema grave, merece a atenção dos tutores, uma vez que pode indicar condições mais sérias.

Portanto, para saber tudo a respeito do tema, continue lendo este artigo. E nos tópicos a seguir confira as dicas úteis na prevenção da mancha da lágrima em pets.

  • O que é a mancha da lágrima
  • Dicas de como prevenir e tratar

 

O que é a mancha da lágrima

A também chamada lágrima ácida afeta em especial os pets que possuem pelos claros, sendo que consiste em uma mancha escura ao redor dos seus olhos. Algumas raças são mais afetadas, tais como Shih Tzu, Maltês, Spitz Alemão, Pug, Buldogue, Poodle e Lhasa Apso.

No entanto, o mais apropriado é chamar apenas de mancha da lágrima, uma vez que a substância não apresenta nenhuma acidez. Já o seu nome oficial é cromodacriorreia ou epífora e a razão para aparecerem mais especificamente abaixo dos olhos do animal é devido ao acúmulo de lágrimas na região.

De maneira semelhante ao que acontece nos humanos, as lágrimas dos pets são produzidas pelas glândulas lacrimais todos os dias. Também são drenadas por meio do ducto nasolacrimal, que tem a função de levá-las até a região da cavidade nasal. No local, o líquido é eliminado por meio da respiração.

Porém, desequilíbrios no organismo do animal, como a produção excessiva de lágrima, faz com que ela transborde. Por consequência, a região se torna úmida e com coloração amarronzada. O entupimento do ducto é outro motivo pelo qual pode ocorrer a mancha da lágrima nos pets.

Já a coloração da lágrima se dá por conta da presença de ferro. E também devido às porfirinas, sendo que essas são substâncias que oxidam quando entram em contato com o ar.

 

Dicas de como prevenir e tratar

A mancha da lágrima em si não é um problema sério, mas é adequado prevenir e tratar. Pode acontecer de haver mau cheiro e até mesmo assaduras no local, mais um motivo para ter os cuidados necessários.

Entre eles, identificar com um médico veterinário a causa do excesso de lágrimas, que pode estar associada à obstrução ou má formação anatômica dos ductos lacrimais. Outras razões são inflamações, coceira, dermatite, irritação nos olhos ou conjuntiva, úlcera de córnea ou até mesmo excesso de pelos na região.

Além disso, entendendo a causa da mancha da lágrima, é possível optar por um tratamento mais adequado. Ele pode variar do uso de colírios e higienização da região com produtos específicos até a necessidade de cirurgia.

A mancha da lágrima pode ser limpa com o uso de produtos específicos, como o Eye Clean Up da Soft Care. Ele é ideal para higienizar a face e áreas delicadas, como focinho e região periocular. O Eye Clean Up promove higienização suave, removendo crostas e sujidades delicadamente. E também neutraliza odores desagradáveis.

 

Conheça também a Linha Oftalmo da Soft Care, o cuidado que os olhos do seu pet precisam.

 

Já os veterinários podem conhecer mais sobre a Linha Oftalmo da Soft Care através do SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação