Gengivite em gatos: veja aqui os sintomas, causas e tratamento!

abril 28, 2022 por na categoria Blog com 0 e 1

Os felinos podem desenvolver diferentes problemas de saúde. Um bastante comum é a gengivite em gatos, sendo que existem formas eficientes de tratar a doença e fazer com que o seu pet ganhe qualidade de vida.

Então, para saber tudo a respeito da gengivite, como sintomas, causas e tratamento, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir você encontra as principais informações relacionadas ao tema.

  • Causas e sintomas da gengivite em gatos
  • Tratamento e como prevenir

 

Causas e sintomas da gengivite em gatos

A principal causa da gengivite em gatos é a falta de limpeza apropriada da sua boca a dentes. Afinal, sem esse cuidado, a placa bacteriana se forma e se não tratada pode lavar ao tártaro, o tártaro piora a gengivite, levando o animal a sentir dores intensas e dificuldades para comer. No entanto, essa não é a única razão.

O quadro pode surgir devido à alimentação, em especial quando a ração é úmida. Uma condição preexistente imunológica também pode causar a gengivite em gatos. Até mesmo um vírus, que pode se desenvolver na boca do felino, pode provocar a doença.

Trata-se do calicivírus, mas a vacinação regular do pet é suficiente para evitar a contaminação. Há também o vírus da leucemia felina, que é outro motivo para desencadear a inflamação na gengiva.

Além disso, o mais comum é que a gengivite em gatos afete animais jovens ou adultos jovens. Para identificá-la, é possível enxergar uma linha fina vermelha ao longo da gengiva. Esse costuma ser o primeiro sintoma, assim como as gengivas vermelhas e inchadas.

Já que o pet sente dor, é possível que rejeite a ração seca, que é mais dura e pode machucar. Ele terá ainda dificuldade de engolir e pode perder peso.

Outros sintomas são o mau hálito e quando o gato para de se lamber. Se o quadro piorar, o felino pode entrar em depressão e se mostrar irritável. Também pode passar a morder e ter excesso de salivação.

 

Tratamento e como prevenir

Os sintomas da gengivite em gatos são facilmente confundidos com outras doenças. Por isso, assim que notar os sinais, é importante buscar ajuda especializada. O veterinário vai oferecer o melhor tratamento, que em geral consiste primeiro em analgésicos para controlar a dor.

Depois, é preciso controlar a placa bacteriana, o que é feito com antibióticos em conjunto com a limpeza da boca e o polimento dos dentes. Em casa, é preciso escovar os dentes do pet e usar enxaguantes bucais. Caso o quadro esteja avançado, pode ser preciso remover os dentes afetados.

Mas tudo isso pode ser prevenido com a escovação frequente dos dentes do animal. Mesmo que não seja uma tarefa fácil para o tutor, existem produtos específicos que ajudam na tarefa, como escovas de dente especiais. Desse modo, quanto antes você começar a escovar os dentes do seu gato, mais fácil será.

Além disso, a escovação deve ser feita pelo menos três vezes por semana, pois ela ajuda ainda a prevenir outros problemas bucais. E a pasta de dentes também precisa ser exclusiva para pets, pois a que humanos usam é tóxica para os felinos.

 

Conheça a Linha Odonto da Soft Care, pois ajuda na prevenção da gengivite.

 

Veterinários podem entrar em contato com a Soft Care, para conhecer todos os produtos da Linha Odonto. Para tanto, acesse o SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação