O tártaro em cães e gatos e como prevenir

outubro 27, 2022 por na categoria Blog com 0 e 0

 

Você sabe como acontece o tártaro em cães e gatos e como prevenir? Esse é um assunto de extrema importância se você deseja oferecer todos os cuidados necessários ao pet. Então, continue com a leitura deste artigo e nos tópicos a seguir entenda tudo a respeito do tema.

  • O que é tártaro e quais são as causas
  • Dicas de como prevenir e tratar

 

O que é tártaro e quais são as causas

O tártaro em cães e gatos inicia com a formação da placa bacteriana, que é resultado da alimentação. Afinal, sempre ficam resíduos de ração e outros alimentos nos dentes e gengivas dos pets. Assim, esses resíduos estimulam o aparecimento de uma grande quantidade de bactérias na boca.

Por consequência, começa o processo de formação de um tipo de película nos dentes, que recebe o nome de placa bacteriana. Aliás, é importante dizer que ela é invisível a olho nu. Portanto, quando essa película não é removida, o tártaro começa a aparecer.

Além disso, em contato com a saliva do animal, que é rica em minerais, ele se calcifica. Por consequência, se torna uma crosta dura de cor amarelada ou até mesmo amarronzada. Ela se desenvolve, principalmente, bem próximo da linha da gengiva.

Também chamado de cálculo dentário, o tártaro costuma causar a inflamação da gengiva, bem como sua retração. Com isso, cria-se um espaço entre o dente e a gengiva, por onde as bactérias conseguem passar facilmente.

Elas, por sua vez, podem percorrer os vasos e até mesmo atingir o coração. Se isso acontecer, o pet pode ser vítima de uma endocardite bacteriana, que ser for grave pode levá-lo a óbito.

 

Dicas de como prevenir o tártaro em cães e gatos

A boa notícia é que se pode prevenir o tártaro em cães e gatos. Desse modo, a primeira recomendação consiste em escovar os dentes do pet. Mesmo que essa pareça uma tarefa difícil, com os cuidados necessários eles se acostumam e você garante o seu bem-estar e saúde bucal.

A escovação é o jeito mais assertivo de prevenir a placa bacteriana e, por consequência, a formação do tártaro, uma vez que ela não deixa que as bactérias se prendam ao esmalte dos dentes. Outro detalhe importante é que a placa bacteriana começa a aparecer em até dois dias depois da alimentação.

Então, indica-se escovar os dentes dos pets regularmente. Uma forma de tornar a tarefa mais fácil é acostumá-los desde filhotes com as escovações.

Mais uma forma de garantir a saúde bucal dos animais é com uma solução para higiene bucal, como o Dental Splash. Esse produto pode ser diluído na água que o pet bebe, tornando a sua ingestão bastante simples.

A sua vantagem está no fato de controlar a proliferação de bactérias na boca, reduzindo a formação da placa, o que ajuda ainda a evitar o mau hálito.

Para prevenir o tártaro, é essencial usar produtos de qualidade, como os da Linha Odonto da Soft Care.

 

A Soft Care tem um canal para que veterinários conheçam os produtos, o SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação