Alergias em cachorro: quais as mais comuns?

junho 2, 2022 por na categoria Blog com 0 e 0

 

Se você tem um cão deve saber que as alergias neles são bem comuns, não é mesmo? A razão, em geral, é a mesma que nos humanos, ou seja, uma reação do sistema imunológico devido ao contato com substâncias que o agridem.

Ou seja, o contato com os alérgenos, sendo que eles são bastante variados. No entanto, existem alguns que são mais comuns. Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira as informações do tema nos tópicos a seguir.

  • Principais e mais comuns alergias em cachorros
  • Quais são as formas de prevenção

 

Principais e mais comuns alergias em cachorros

Entre as alergias em cachorro mais frequentes, é possível citar a dermatite atópica canina. Ela é causada por ácaros, poeira, pólen, etc. Em geral, os cães entram em contato com esses agentes porque eles estão presentes no ambiente.

Mas não são todos os pets que passam por isso, apenas aqueles que possuem uma deficiência na barreira epidérmica da superfície da pele. Essa deficiência, portanto, permite que os alérgenos entrem no seu organismo.

Entre os sintomas estão muita coceira, pele vermelha, queda dos pelos e descamação. Além disso, pode ser uma condição hereditária, sem cura, mas que pode ser controlada. Outra das alergias em cachorro bem comum é a alimentar, provocada por alimentos ou ingredientes de rações que o organismo do cão rejeita.

O mais usual é que, nesse caso, os alérgenos venham das proteínas ou corantes artificiais. Quanto aos sinais, são eles: coceira e vermelhidão, em especial na barriga, cabeça, olhos, rabo e patas. Outros sintomas são vômito ou diarreia.

As picadas de insetos e parasitas também causam alergias em cachorro, a chamada dermatite alérgica à picada de ectoparasitos (DAPE). Entre os principais agentes estão os carrapatos e as pulgas, sendo que é a saliva deles que irrita a pele do pet.

Assim, é comum que haja coceira, a pele escureça, formem-se crostas e até feridas com secreção. Há também a alergia de contato, provocada por produtos de limpeza, por isso, é melhor evitar que o cão tenha contato com cloro, amônia e outras substâncias fortes.

Os sintomas de alergias em cachorro são bem parecidos, por isso, é muito importante consultar o médico veterinário para que seja feito um diagnóstico correto.

 

Quais são as formas de prevenção

Depois de detectar o que causa as alergias em cachorro, o primeiro cuidado é o de afastar o alérgeno do seu pet. Desse modo, o problema não reaparecesse. Mesmo assim, é essencial tratar a condição atual com a orientação de um médico veterinário.

Além disso, uma rotina diária de Skin Care Pet previne e ajuda a controlar para que a pele fique saudável. Uma solução eficiente são os produtos da Linha Dermato da Soft Care, da qual fazem parte os dermocosméticos específicos para pets. Todos eles contam com ativos inovadores, ideais principalmente para os cães e gatos com pele mais sensível.

Os produtos garantem a higiene, e assim ajudam a prevenir as alergias em cachorro. Mas não é só isso, também hidratam e fortalecem as defesas naturais da pele dos cães.

 

Acompanhe o Blog da Soft Care, para saber mais sobre os cuidados com os pets e, assim, garantir o seu bem-estar.

 

Os veterinários podem entrar em contato com o SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário, para saber mais sobre os produtos da Soft Care.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação