Ceratoconjuntivite Seca em Cães e Gatos: como Identificar e o que Fazer

junho 27, 2023 por na categoria Blog com 0 e 0

Conhecida também como Síndrome do olho seco, quanto antes forem detectados os sinais, mais promissor é o tratamento dessa enfermidade tão comum em cães e gatos.

A Ceratoconjuntivite seca, ou Síndrome do olho seco, é uma condição inflamatória progressiva da superfície ocular, causada pela redução do componente aquoso ou de lipídios e mucinas do filme lacrimal.

Alterações na quantidade e qualidade da lágrima podem comprometer o filme lacrimal e deixar os olhos desprotegidos, ocasionando ressecamento, irritação, lesão ulcerativa e, em casos mais graves, até perda da visão.

O desenvolvimento de Ceratoconjuntivite seca é multifatorial, podendo estar associado a doenças como Cinomose, Leishmaniose, doenças imunomediadas, ou endocrinopatias, como Hipotireoidismo.

A diminuição lacrimal também pode ser causada pela remoção cirúrgica da glândula da terceira pálpebra ou como efeito adverso após o uso de determinados medicamentos como atropina tópica, ou de antibiótico da família das sulfonamidas.

Fique de olho nos seguintes sinais de Ceratoconjuntivite seca em cães e gatos:

– Aumento da frequência do ato de piscar;
– Dificuldade de abrir os olhos;
– Lacrimejamento excessivo;
– Coceira e desconforto ocular;
– Olhos avermelhados;
– Olhos com aspecto seco;
– Aumento de volume das pálpebras;
– Presença de secreção esbranquiçada e esverdeada;
– Crostas aderidas às pálpebras.

Os sinais listados acima podem ser indicativos de Ceratoconjuntivite seca, mas também de outras doenças oculares. Para o diagnóstico correto e prescrição do tratamento adequado, consulte o médico-veterinário o mais rápido possível.

O risco de Ceratoconjutivite seca aumenta com a idade e é mais frequente em animais braquicefálicos. Portanto, fique de olho principalmente em pets idosos e em cães das raças Shih Tzu, Pug, Bulldog Francês e Lhasa Apso, e em gatos das raças Persa e Himalaia. Cães das raças Yorkshire, Cocker Spaniel, West Highland White Terrier e Schnauzer, também são frequentemente acometidos.

Como tratar e prevenir a Ceratoconjuntivite seca em cães e gatos:

Se não for tratada, a condição também pode levar a problemas oculares mais graves como infecções, já que a baixa produção lacrimal favorece a proliferação de bactérias.

O tratamento da Ceratoconjuntivite seca geralmente consiste na prescrição de medicamentos tópicos anti-inflamatórios, antibióticos, imunossupressores e estimulantes da produção lacrimal.

Lubrificantes oculares ou lágrimas artificiais são soluções adjuvantes ao tratamento e prevenção, para promover alívio, conforto e evitar complicações.

VETGUAR – Substituto de Lágrima mimetiza a composição da lágrima natural, formando um filme de alta viscosidade, que protege contra o ressecamento e irritações oculares. Proporciona alívio imediato e efeito de conforto prolongado.

Por isso, VETGUAR – Substituto de Lágrima é indicado como adjuvante na recuperação ocular de animais com histórico de Síndrome do olho seco (Ceratoconjuntivite seca) ou outras alterações oftalmológicas em que há comprometimento da produção lacrimal.

Antes de aplicar colírios ou pomadas oftálmicas é importante realizar a higienização da região ao redor dos olhos com Eye Clean Up – solução de limpeza hipoalergênica e sem enxágue.

Clique aqui para conhecer as indicações dos outros lubrificantes oculares da Soft Care e saber como pingar nos olhos dos pets de maneira segura e sem estresse.

Veterinários podem conhecer mais sobre os produtos da Linha Oftalmo Soft Care através do SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação