Doença de pele em cachorro: dicas importantes para prevenir e cuidar

julho 7, 2022 por na categoria Blog com 0 e 0

 

Uma doença de pele em cachorro pode aparecer em certas épocas do ano, por isso, é fundamental estar atento. Então, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir as dicas importantes para prevenir e cuidar do seu pet.

  • O que é a doença de pele em cachorro
  • Dicas de prevenção e cuidados

O que é a doença de pele em cachorro

É bastante frequente que a doença de pele em cachorro ocorra nos meses mais frios do ano. Inclusive nas regiões onde o inverno também é seco. A chamada ainda de dermatite canina conta com diferentes causas.

Entre elas, é possível destacar a infestação de pulgas, assim como os carrapatos. O estresse, a sarna e a alergia são outros motivos que levam um animal a desenvolver o problema. E nos períodos mais frios esse quadro é mais comum, pois é quando a pele do pet fica mais ressecada.

O motivo é a redução da umidade no ar. Além disso, se o ressecamento da pele do cão for muito intenso, certamente, ela vai começar a se coçar demais. Por consequência, existe a possibilidade que se desenvolvam demais problemas de saúde.

Inclusive infecções provocadas por bactérias ou fungos. A coceira também é o principal sinal de que existe uma doença de pele. Por isso, assim que ela surgir, não deixe de levar o pet ao veterinário.

Mas não é só isso. Cães com problemas de pele também perdem mais pelo. No inverno, em especial, esse é um mau sinal, já que se trata do período em que normalmente os pets perdem menos pelo, para manter o corpo aquecido.

 

Dicas de prevenção e cuidados

A boa notícia é que se pode prevenir a doença de pele em cachorro. Para tanto, é essencial estar atentos aos cuidados. Entre eles, manter a regularidade dos banhos e os cuidados com a pele e pelagem.

E ao dar o banho, a água não deve estar quente demais. Ou seja, ela precisa estar de morna para fria, além de ser recomendado que o animal não pegue nenhuma corrente de vento durante o banho.

Já após o banho, seque muito bem a pele do cão com uma toalha macia, de modo a remover toda a umidade. Um secador pode ajudar nessa hora, só é preciso tomar cuidado com a temperatura, sendo que o ideal é utilizar o vento frio. E cuide ainda para que as suas orelhas também fiquem bem secas, o que contribui com a prevenção da otite.

Mais um cuidado é o de evitar tosar o animal, uma vez que o seu pelo é também uma proteção para a sua pele. Desse modo, faça só a tosa higiênica quando for preciso. Já para os tutores que gostam de vestir os pets, certifique-se de que o tecido não cause nenhuma alergia, além de escovar os pelos do pet todos os dias para que não embolem.

Além disso, produtos adequados para pets também são aliados dos cães. No caso do shampoo, ele ajuda a repor a hidratação da pele, sendo ideal ainda optar por produtos de qualidade. No caso do Propcalm Shampoo, trata-se de um produto enriquecido com Própolis, que auxilia na hidratação e proteção da pele contra agentes invasores, uma excelente alternativa para o cuidado da pele dos pets.

Agora, conheça a Linha Dermato da Soft Care. O cuidado que a pele do seu pet merece!

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação