O que você precisa saber sobre protetor solar para cachorro e gato

novembro 7, 2022 por na categoria Tutor com 0 e 0

 

Se você está na dúvida sobre a necessidade do uso de protetor solar para cachorro e gato, ou se não sabe qual escolher e como aplicar, o texto a seguir vai te ajudar de maneira simples e rápida.

 

 

Cães e gatos precisam de proteção solar?

Apesar de grande parte das pessoas usarem protetor solar para prevenir queimaduras e outros malefícios causados pelos raios ultravioletas (UV), muitos pets ainda ficam desprotegidos.

Fique atento aos sinais como: vermelhidão, descamação, feridas de difícil cicatrização, nódulos, pele espessada, coceira e queda de pelos. Consulte o quanto antes o médico-veterinário para evitar a progressão de doenças fotoinduzidas.

 

5 motivos para passar protetor solar nos pets

  1. Assim como nos humanos, a exposição solar crônica pode causar dermatite solar e câncer de pele em cachorros e gatos, além de agravar doenças de pele autoimunes.

 

  1. Apesar da proteção proporcionada pela pelagem, inclusive contra a radiação UV, a quantidade de pelos varia bastante entre as raças. Além disso, em algumas áreas do corpo a pelagem é escassa.

 

  1. Animais com pele e pelagem pouco pigmentadas são mais sensíveis aos danos causados pela exposição ao sol. No entanto, todos os animais podem ser acometidos.

 

  1. Os efeitos nocivos da radiação UV são cumulativos ao longo do tempo. Uma rotina de proteção solar ajuda a prevenir o câncer de pele em cachorros e gatos.

 

  1. A prevenção é o melhor tratamento! Restringir a exposição ao sol evita o surgimento ou a piora de lesões induzidas pela radiação solar.

 

Qual o melhor protetor solar para cães e gatos?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que não se pode usar protetor solar humano em cachorro e gato.

Um protetor solar para cachorro ou gatos é formulado para atender às características da pele dos pets. Além de proteção eficaz, também deve ser atóxico, pois os pets podem lamber o produto.

Quanto ao tipo de filtro solar, os filtros químicos transformam os raios UV em calor através de reação química. A desvantagem é que os filtros químicos são absorvidos pela pele e apresentam potencial alergênico e risco de toxicidade.

Já os filtros físicos (minerais ou inorgânicos), formam uma barreira refletora que impede que os raios UV penetrem na pele.

Dióxido de titânio e óxido de zinco são os principais tipos de filtros minerais, com amplo espectro de ação, o que significa que refletem radiação UVA e UVB. Considerados ingredientes hipoalergênicos e não irritantes, nas concentrações adequadas são utilizados em produtos tópicos para cães e gatos.

 

Como passar protetor solar nos cachorros e gatos?

Aplicar o protetor solar nas regiões com pouca pelagem como focinho, plano nasal, orelhas, barriga, virilhas e axilas. Reaplicar a cada 2 horas.

 

Quando aplicar protetor solar em cachorros e gatos?

Adquirir o hábito de aplicar protetor solar no pet, geralmente é mais fácil em dias de calor e passeios ao ar livre.

Porém, é importante continuar protegendo o pet em dias nublados ou em ambientes internos, pois a exposição solar indireta também é prejudicial.

Além disso, mesmo com o uso de protetor solar é recomendado evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.

Saiba que incluir o protetor solar na rotina vai proporcionar longevidade com qualidade de vida para o seu pet.

Conheça , dermocosmético que confere proteção e hidratação em um só produto.

Veja mais dicas de cuidados essenciais com o pet no verão, que vão além da proteção solar .

 

 

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação