Picada de pulga em cachorro e gato pode dar alergias na pele?

agosto 18, 2022 por na categoria Blog com 0 e 0

 

Para garantir a qualidade de vida e bem-estar dos animais de estimação, é essencial estar atento a uma série de cuidados. Entre eles, as infestações de pulgas, que podem causar muito transtorno, não só para o pet, como também para a família toda.

Nesse sentido, existe a dúvida: a picada de pulga em cachorro e gato pode dar alergias na pele? A resposta é sim e se você quer saber por que isso acontece, o que fazer e como evitar o problema continue lendo este artigo. E confira as principais informações sobre o tema nos tópicos a seguir.

  • Qual alergia a picada de pulga causa nos pets
  • Como prevenir e tratar as picadas de pulga

 

Qual alergia a picada de pulga causa nos pets

Alguns pets são alérgicos às picadas de pulgas, nesse caso, eles sofrem do que se chama de DAPP ou Dermatite Alérgica a Picadas de Pulga. Por isso, é importante estar atento aos sinais desse problema para buscar o tratamento adequado.

Assim, entre os principais sintomas, destaca-se a coceira intensa, que acontece porque a saliva do inseto, liberada durante a picada, é a responsável pelo quadro alérgico. Além disso, a picada de pulga em cachorro e gato, quando é coçada pelo animal, pode levar a feridas na região.

E assim fazer surgir crostas e a perda de pelos em diferentes partes do corpo, de acordo com o local das picadas. Portanto, é fundamental estar atento ao comportamento do seu pet. Com isso, ao menor sinal de algo errado, é importante marcar uma consulta com o veterinário.

O mesmo deve ser feito se o pet estiver se coçando mais do que o normal. Inclusive, se estiver com regiões do corpo com manchas avermelhadas ou que já se tornaram feridas.

 

Como prevenir e tratar as picadas de pulga

A boa notícia é que a picada de pulga em cachorro e gato pode ser prevenida. A forma mais eficiente é eliminando as pulgas do ambiente, o que se torna benéfico para toda a família, uma vez que as pulgas também picam os seres humanos.

Uma recomendação é limpar bem o ambiente, com um produto indicado por médico veterinário.

O médico veterinário pode indicar o produto ideal para limpar o ambiente

 

Além disso, lençóis, cobertores e até a caminha ou casinha do seu melhor amigo devem ser bem lavados. Melhor se for com água quente, pois ela torna a eliminação das pulgas mais assertiva. O mesmo deve ser feito com a sua roupa de cama, caso o cão ou gato durma com você.

E não se esqueça dos brinquedos dos pets, sendo que todos devem ser muito bem lavados.

E claro, a primeira coisa a fazer é consultar o médico veterinário com urgência, já que ele pode definir o tratamento ideal para o seu pet, inclusive com a recomendação dos produtos adequados.

 

Se você é veterinário, acesse a página de distribuidores de produtos da Soft Care.

 

Os veterinários podem ainda conhecer os produtos da Soft Care através do SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação