Por que a dermatite atópica canina é tão comum nos pets?

julho 21, 2022 por na categoria Blog com 0 e 0

 

A dermatite atópica canina é mais comum do que se imagina, e que muitas pessoas nem mesmo conhecem essa doença que afeta os pets. Por isso, quem possui cães deve saber como identificá-la, além de conhecer as formas de prevenção e tratamento.

Portanto, para aprender tudo a respeito do assunto, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, obtenha as principais informações.

  • O que é a dermatite atópica canina
  • Como tratar e prevenir o problema

 

O que é a dermatite atópica canina

As doenças de pele são bem comuns nos pets, como é o caso da dermatite atópica canina. Isso acontece porque são muitos os elementos que podem desencadear o problema, como mofo, pólen, sementes, poeira e muitos outros.

Além disso, o animal que contrai a doença costuma ter predisposição genética. No caso da dermatite atópica canina, que recebe o nome ainda de atopia, consiste em uma inflamação crônica. Ela é do tipo alérgica e se caracteriza por causar uma intensa coceira no animal.

Os demais sintomas são consequência da inflamação e da coceira. Assim, é possível citar a descamação, a vermelhidão, a hiperpigmentação, a alopecia, bem como o surgimento de máculas e pápulas. E mais, o problema pode provocar a infecção da pele por bactérias, dando início à piodermite. Ou seja, pode causar diversos outros problemas de saúde.

O motivo é que todos os sintomas da dermatite atópica canina resultam em uma pele mais desprotegida, tornando-se uma porta de entrada para os microrganismos. Já as regiões do pet que mais são acometidas pelo quadro são o abdômen, as patas, as coxas, a face e as orelhas.

É possível citar ainda como sintomas da doença a otite externa e o prurido na orelha.

 

Como tratar e prevenir o problema

Já que a dermatite atópica canina não tem cura, é essencial saber como prevenir o problema. Isso pode ser feito não deixando o pet ter contato com o que lhe causa alergia, assim como consultar seu médico veterinário, para que ele prescreva os produtos corretos de prevenção.

Mas quando a doença aparece, deve-se iniciar o tratamento imediatamente. Inclusive, se ele estiver tendo uma crise alérgica. Depois, chega a hora de controlar a dermatite atópica canina. Para isso, reforçamos que o tratamento deve ser feito com produtos específicos, indicados pelo médico veterinário. Nunca use produtos de humanos em animais.

Para tanto, o ideal é que o cão não tenha contato com o agente alérgico. Precisa ainda melhorar a sua resposta imune, o que pode ser feito com o uso de vacinas. Por isso, é fundamental levar o seu cão ao veterinário sempre que perceber um dos sinais da doença.

 

Também é adequado utilizar produtos de qualidade e indicados para o bem-estar animal. A Soft Care tem uma Linha Dermato completa, que auxilia na melhora da pele dos pets.

 

E você, veterinário, conheça a Linha Dermato da Soft Care, entrando em contato com o SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário.

 

Compartilhe este artigo com outras pessoas, porque assim ajudamos mais e mais pets a terem saúde, bem-estar e conforto.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação