Na época mais quente do ano, grande parte dos tutores sabe a importância de manter em dia o controle de parasitas, além de garantir a hidratação dos pets com água limpa e fresca à vontade.
Mas você sabia que existem alguns problemas frequentes em pets no verão, que ainda são pouco divulgados?
Acompanhe a seguir, soluções práticas que vão ajudar a prevenir doenças comuns em cães e gatos no verão, para aproveitar esse período sem preocupações e surpresas indesejadas.
Queimaduras nas patas
Cachorros e gatos podem sofrer queimaduras nas patas pelo contato com asfalto ou areia muito quente. Além de causar dor e incômodo, as lesões podem servir como porta de entrada para infecções bacterianas.
Passear com o pet nos horários mais frescos e passar hidratante para as patas diariamente, previne o ressecamento dos coxins e evita que fiquem muito ásperos e até rachados.
Pet Glove, loção hidratante para os coxins ou almofadinhas das patas, promove hidratação profunda, além da ação antiderrapante que facilita a locomoção dos pets em pisos lisos e escorregadios.
Ressecamento ocular
Nas saídas ao ar livre, poeira, pequenos ciscos, vento ou excesso de calor, podem causar desconforto, coceira e ressecamento da superfície ocular. O ato de coçar pode agravar pequenas lesões superficiais.
VetFresh é um lubrificante oftálmico que ajuda a prevenir o ressecamento ocular em cães e gatos, pois preserva a umidade natural, lubrifica e protege os olhos contra agentes ambientais. Basta pingar 1 gota em cada olho, antes ou depois dos passeios e banhos.
Estresse em viagens e festas
Nessa época do ano, passeios e festas costumam ser mais frequentes e podem deixar seu pet estressado.
Stress Away é um spray calmante que combina óleos essenciais de Lavanda, Capim Limão e Camomila, para proporcionar relaxamento e bem-estar para o pet em viagens, consultas veterinárias ou na hora de receber visitas em casa. É sempre bom ter um cheirinho conhecido e confortante por perto!
Dermatite solar e câncer de pele em cães e gatos
Assim como nos humanos, a radiação solar em excesso causa câncer e outras doenças de pele em cães e gatos. Por isso, é preciso cuidados com a pele dos pets no verão. Dermatite solar é a afecção mais comum, geralmente caracterizada por vermelhidão, crostas, feridas de difícil cicatrização, bolhas e pústulas.
Diminuir a exposição ao sol é o melhor tratamento. Além de prevenir que a dermatite solar crônica evolua para câncer de pele, a proteção solar é fundamental para inibir o agravamento de doenças de pele imunomediadas.
5 dicas de proteção solar para cães e gatos
Evite expor o pet ao sol entre 10h e 16h.
Aplique protetor solar nas áreas com pouca pelagem, como região nasal, pontas das orelhas, barriga, axilas e virilhas.
Tome cuidado especial com animais de pele e pelagem clara.
Reaplique o protetor solar a cada 2 horas.
Escolha um protetor solar de uso veterinário, de preferência formulado com filtros físicos minerais, que são hipoalergênicos.
Conheça Hydra Reflex, dermocosmético que confere proteção e hidratação em um só produto.
Saiba tudo sobre proteção solar para cães e gatos.
Comentar