Queimadura solar em cães e gatos: como prevenir e cuidar

novembro 24, 2022 por na categoria Blog com 0 e 0

 

Para oferecer segurança ao seu animal de estimação, em especial durante o verão, é essencial estar atento aos casos de possível queimadura solar em cães e gatos. Afinal, eles também podem sofrer com esse problema, por isso, você deve saber como prevenir e cuidar.

E para ajudar nessa hora, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra as informações mais importantes a respeito do tema.

  • Como é a queimadura solar em cães e gatos
  • Dicas para prevenir e cuidar das queimaduras

 

Como é a queimadura solar em cães e gatos

Mesmo em casos nos quais a queimadura solar em cães e gatos é pouco visível, a situação pode ser séria. Desse modo, é preciso estar atento ao pet, que pode sofrer graves consequências.

Além disso, é importante entender que a gravidade da queimadura é sempre proporcional à temperatura a qual ele foi exposto, bem como ao tempo de exposição. Assim, o mais comum são as queimaduras de primeiro grau, onde só a epiderme é afetada, que fica dolorida e pode escamar.

A região também fica com aspecto úmido e esbranquiçado, levando alguns dias para cicatrizar. Logo que perceber sinais de queimadura, é preciso levar o pet ao veterinário para que ele faça o tratamento apropriado. Outro problema é que a exposição solar em excesso pode provocar problemas de saúde, como a dermatite solar.

Esse quadro é mais comum em animais com pele clara e acomete as áreas com menos pelo. Assim como nos cães e gatos que possuem pele sensível ou doenças dermatológicas. Os principais sinais são vermelhidão, descamação, aparecimento de crostas, ressecamento, prurido, pele espessada e enrugada.

Quando os pets não recebem o adequado tratamento e continuam com a exposição solar, o quadro pode evoluir para diferentes tipos de tumores. A radiação UV pode ainda desencadear as dermatoses autoimunes, como o pênfigo foliáceo e o lúpus eritematoso.

A primeira é mais comum em raças como Chow Chow, Labrador, Cocker, Bulldog e Akita. Já a segunda, no Collie, Pastor Alemão, Husky Siberiano e Bull Terrier.

 

Dicas para prevenir e cuidar das queimaduras

Antes de acontecer uma queimadura solar em cães e gatos, é melhor prevenir, o que pode ser feito com os cuidados adequados e bem simples. Entre eles, evitar passeios entre as 10h e 16h, quando a radiação solar está mais forte, e aplicar protetor solar específico para pets. O Hydra Reflex protege os pets em dias ensolarados, além de hidratar a pele.

O produto é 100% mineral, oferece toque seco e fragrância suave, além de ser fácil de espalhar. A fórmula conta com Óxido de Zinco e Dióxido de Titânio, que protegem a pele do animal formando um filme bloqueador, assim como extrato de Aloe Vera, que promove uma hidratação profunda.

O Hydra Reflex deve ser aplicado nas áreas com menos pelo, a cada duas horas. Outra dica para proteger o pet da queimadura solar em cães e gatos é aplicar o produto mesmo em dias nublados, porque neles também é possível se queimar com a radiação do sol.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação