Nunca é tarde demais! Como cuidar dos dentes e gengivas do pet idoso?

abril 24, 2023 por na categoria Blog com 0 e 0

Quando se trata de higiene básica, os dentes e gengivas dos pets idosos costumam ser negligenciados. Algumas pessoas acreditam que cães e gatos têm dentes fortes e que não precisam de cuidados especiais, mas o fato é que o envelhecimento pode ter efeitos negativos na saúde bucal dos pets.

Com a idade avançada, cães e gatos idosos podem desenvolver várias condições bucais, incluindo mau hálito, gengivite, tártaro e doença periodontal. Por isso, é importante começar a monitorar e prevenir esses problemas desde já.

Quais são os principais cuidados bucais com o pet idoso?

Escovar os dentes de cães e gatos é a maneira mais eficaz de manter dentes e gengivas saudáveis. Realize a escovação dental no mínimo três vezes por semana, sendo que o ideal é escovar diariamente.

Complemente com produtos auxiliares de higiene oral, como spray bucal ou solução para diluição na água de beber, experimente oferecer alimentos formulados para ajudar a limpar os dentes e não se esqueça das consultas veterinárias para a avaliação odontológica profissional.

A frequência de visitas ao veterinário varia de acordo com cada indivíduo. Cães de porte menor, raças braquicefálicas e animais com idade avançada, são mais propensos à doença periodontal e, portanto, precisam de mais avaliações ao longo do ano. Isso permitirá que o veterinário detecte e trate precocemente qualquer condição bucal que possa afetar o pet.

Doença periodontal em cães e gatos é um das afecções mais comuns, cujos principais sinais clínicos são mau hálito, gengivite e tártaro. Sua progressão pode ser silenciosa até tornar-se grave, causando dor, perda precoce dos dentes, problemas na mastigação e digestão, ou até afetar outros órgãos como coração, rins, fígado e articulações, devido à contaminação bacteriana.

Felizmente, existem formas naturais e eficazes de prevenir e aliviar os sinais da doença periodontal em cães e gatos. O própolis é uma substância produzida pelas abelhas, rica em antioxidantes e propriedades antimicrobianas, que protegem dentes e gengivas contra bactérias patogênicas.

Conheça o gel dental com própolis para cães e gatos

Dental Special Care é um gel dental com uma exclusiva combinação de extrato de Própolis, Ácido Hialurônico e Glicirrizinato Dipotássico (derivado do Alcaçuz), que proporciona ação antisséptica natural e alívio das gengivas sensíveis.

Por isso, Dental Special Care é indicado para escovar os dentes de cães e gatos idosos, acima de 7 anos. Além disso, o gel dental pode ser aplicado para proporcionar alívio aos dentes e gengivas sensíveis após procedimentos odontológicos, como remoção de tártaro, em animais de qualquer idade.

A ação do própolis ajuda a garantir saúde para os dentes e gengivas sensíveis de cães e gatos idosos e, consequentemente, longevidade com qualidade de vida.

Os veterinários podem entrar em contato com o SAV – Serviço de Atendimento ao Veterinário, para saber mais sobre Dental Special Care e outros produtos da Linha Odonto Soft Care.

© 2022 Todos os direitos reservados - SOFT CARE by Pet Society ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação